top of page

“A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor.”

Sigmund Freud

Sobre 

Clínica Acolher Psique  

Clínica de Psicologia e Psicopedagogia com tradição na abordagem Gestalt-Terapia, Psicanálise e Psicologia Analítica, Desde 2010 oferecendo serviços de Psicoterapia. Especialista no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, oferecemos também sessões de terapia para grupos, família e de casal.  

Acreditamos que somente o trabalho que ocorre de maneira interdisciplinar, e de forma realmente compartilhada entre os profissionais é que pode atender a esta forma tão única e individualizada que propomos às famílias.

Beija Flor Acolher.jpg
Sobre 

Depressão

As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

Síndrome do pânico

A primeira crise pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se na adolescência ou no início da idade adulta, sem motivo aparente. O episódio pode repetir-se, de forma aleatória, várias vezes no mesmo dia ou demorar semanas, meses ou até anos para surgir novamente. Pode também ocorrer durante o sono.

Transtorno Bipolar

A causa exata do distúrbio bipolar não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.

Os episódios maníacos incluem sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade.

Quando os pais podem procurar a Psicoterapia Infantil?

Geralmente os pais ou professores encaminham as crianças para um acompanhamento psicoterápico quando observa alguns comportamentos não usual que os preocupam. Alguns exemplos importantes, a agressividade, morder, chutar, destruir objetos, roubar, mentir em excesso.

Os pais também procuram quando o filho é muito quieto, têm dificuldade para fazer amizades, muito tímido ou parece ser uma criança tristonha.

Pode ser crianças que não obedecem os pais, aquelas que têm dificuldade na manutenção da atenção e que também podem ser ajudadas pela psicoterapia infantil. A terapia promove exercícios da observação do comportamento, forma de pensamento e as emoções, para que os pais possam identificar os comportamentos do seus filhos se são ou não adaptativos.

Alguns acontecimentos como perda de um enti querido ou adoecimento de alguém próximo à família, rompimento e separação dos pais, o nascimento de um irmão, mudança de cidade ou escola, ter presenciado algum conflito conjugal ou sofrido algum tipo de abuso, que influenciam a saúde Psicológica da criança e que muitas vezes precisa de uma rede de apoio para compreender sentimentos e pensamentos sobre esses momentos marcantes de sua vida.

A Psicoterapia Infantil, é um momento no qual a criança é acolhida e ouvida na sala lúdica, podendo expressar seu universo interior e aprender maneiras de comunicação como raiva, tristeza, saudade, frustação, nojo, medo, ansiedade e alegria.

A participação dos pais no settings é fundamental no processo terapêutico. Seria no intuito de que eles passam ativamente da melhora de seus filhos.

Esse relacionamento entre pais e filhos podem estar em desgaste por desobediência, teimosia, brigas, punições que acabam em sofrimento ambas as partes. O cansaço da condição familiar geram sentimento de culpa, incapacidade de educar com positividade.

Durante o atendimento à criança, o terapeuta infantil usa estratégias lúdicas, como histórias, fábulas, pintura, jogos de acordo com a idade, para que ela se à vontade e por meio dessa oportunidade o terapeuta tem condição de conhecer melhor a criança seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

bottom of page